Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Governo do ES conhece boas práticas com jovens desenvolvidas pelo RS

Publicação:

19162401 75860 GD
Governo do ES em reunião com o Secretário Catarina Paladini - Foto: Maurício Tonetto

Mais de 7.000 jovens atendidos e 2.300 formados em cursos profissionalizantes. Esse é apenas um dos resultados mensurados pelo Programa de Oportunidades e Direitos POD, gerenciado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) que atende jovens de 15 a 24 anos.

O programa, pioneiro no país, serve de modelo à diversos outros Estados que atuam na implantação do programa, e visitam nosso Estado para conhecer e planejar de acordo com as etapas do projeto, como o Espírito Santo, que esteve no RS esta semana visitando os territórios onde foram implantados os Centros da Juventude e o policiamento comunitário.

A comitiva do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) visitou os Centros da Juventudes e conheceu como é realizado o trabalho em cada unidade. O objetivo da visita é usar o modelo dos CJ´s aqui do RS para implantação no Estado do Espirito Santo.

19162608 75871 GDO
Comitiva do ES no CJ Cruzeiro - Foto: Divulgação CJ Cruzeiro

Para o Secretário Catarina Paladini “é muito importante a visibilidade de um trabalho que deu certo. O POD é uma referência nacional, uma experiência positiva na área social e momentos como estes, de trocas de experiências, fortalecem o projeto”.

A SJCDH apresentou o funcionamento e a rotina dos Centros da Juventude, a metodologia dos cursos de profissionalização, relatos de experiência dos jovens e desafios com a implementação.

A comitiva formada por Nara Borgo Cypriano Machado, Secretária de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo, Raiana Ribeiro Rangel, Subsecretária de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Joseane Geraldo Zoghbi, Subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Edna Francisco Totola, Coordenadora Geral da UGP e Aline Passos de Oliveira, Gerente de Políticas de Promoção de Direitos e Cidadania participaram das visitas.

O POD atua com foco no crescimento pessoal e profissional dos participantes, além do fortalecimento da segurança e da modernização da estrutura e do sistema socioeducativo.

POD