Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

POD participa do Expo Favela Innovation RS com dois projetos e painel sobre diversidade e mercado de trabalho

Publicação:

MV Bill foi presenteado com camiseta do POD
MV Bill foi presenteado com camiseta do POD - Foto: Leonardo Rosa
Por Alessandro Sasso

O Programa de Oportunidades e Direitos esteve presente na Expo Favela Innovation RS, evento que aconteceu entre os dias 1 e 2 de setembro para fomentar o empreendedorismo de pessoas oriundas de periferia em sua primeira edição em solo gaúcho, no prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), para expor dois projetos e também realizar um painel sobre o trabalho e os resultados dos Centros da Juventude (CJ).

Na abertura do evento, o secretário de Justiça Cidadania e Direitos Humanos Mateus Wesp referenciou fala do rapper e ativista social MV Bill - que estava presente no palco para participar de uma entrevista - feita em 2014 ao visitar o Rio Grande do Sul, onde ressaltou a importância das políticas socioeducativas irem além das fundações. "Foi isso que o Estado do Rio Grande do Sul ao longo dos últimos anos fez. Constituímos um programa chamado POD que oportuniza uma série de cursos capacitações e formações, fazendo com que esses jovens transformem as suas vidas e a da sua comunidade", afirmou Wesp.

Foram dezenas de projetos expostos de participantes de todo o Rio Grande do Sul, onde dez foram selecionados para participarem da edição nacional do evento. O POD concorreu as vagas com as duas seguintes propostas:

Tramas de Herança, do CJ Viamão, que busca promover o trabalho de profissionais que atuam no setor da estética especializados em cabelo afro, buscando ampliar a representatividade de todas as formas, desde produtos e serviços, até qualificação e valorização dos profissionais da área.

Projetos Tramas de Herança foi desenvolvido por oito jovens multiplicadores do CJ Viamão
Projetos Tramas de Herança foi desenvolvido por oito jovens multiplicadores do CJ Viamão - Foto: Leonardo Rosa

Horta Urbana, do CJ Rubem Berta, que pretende combater a insegurança alimentar com a criação de cooperativas de produção e venda de alimentos orgânicos. As hortas comunitárias desenvolvidas em caráter pedagógico pretendem promover também a conscientização nutricional.

Secretário Mateus Wesp conheceu de perto o projeto Horta Urbana
Secretário Mateus Wesp conheceu de perto o projeto Horta Urbana - Foto: Leonardo Rosa

No segundo dia do evento, O Programa de Oportunidades e Direitos realizou um painel para falar sobre o acolhimento às diversidades e o direcionamento profissional realizado nos Centros da Juventude em bate-papo conduzido pela coordenadora-geral do programa Aiesa Pedroso e pelo coordenador de prevenção Ederson Ferreira, que aconteceu no auditório do prédio 40 da PUCRS.

A atividade contou com a participação de um jovem de cada um dos seis centros:
- Camily Marques, do CJ Alvorada, que pôde contar sobre como foi ser selecionada para o programa Nova Geração do Instituto Caldeira.
- Kimberlly Ferraz, do CJ Viamão, uma das autoras do projeto Tranças de Herança, selecionado para participar da Expo Favela RS.
- Suanny Bastos, do CJ Restinga, que atua no coletivo feminista e antirracista Themis.
- Marcos Alves, jovem multiplicador do CJ Lomba do Pinheiro.
- Theo Fontoura, que atualmente trabalha como barbeiro depois de ter entrado para o CJ Cruzeiro.

Jovens participantes do painel contaram sobre suas experiências pessoais nos Centros da Juventude
Jovens participantes do painel contaram sobre suas experiências pessoais nos Centros da Juventude - Foto: Leonardo Rosa

Dessa forma, o POD marcou presença nos dois dias da maior feira de inovação e empreendedorismo periférico do Brasil, em sua primeira edição no Rio Grande do Sul.

POD