Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

SEGURANÇA CIDADÃ E EFETIVIDADE POLICIAL

Uma polícia que está cada vez mais junto da comunidade, que cuida, previne e protege

Policiamento Comunitário - POD Lomba do Pinheiro
Ação integrada de Policiamento Comunitário na Lomba do Pinheiro - Foto: Divulgação POD

O POD também investe na formação de policiais para atuarem no policiamento comunitário e pacificador, garantindo a aproximação da sociedade e a reversão da imagem repressora da polícia junto aos jovens. Mais de mil policiais militares, civis e guardas municipais já participaram dos treinamentos.

Em 2019, três bases comunitárias foram entregues aos bairros Cruzeiro e Restinga, na Capital, além de Alvorada. Os veículos, que custaram cerca de R$ 2 milhões, foram adquiridos pelo POD. Eles são equipados para atender qualquer tipo de ocorrência com agilidade.

Os recursos do Programa de Oportunidades e Direitos também permitiram a implantação de um sistema de análise criminológica no Observatório Estadual de Segurança Pública, que está agilizando e facilitando a visualização das estatísticas de criminalidade em todos os municípios do Estado.

O software Qlickview dispõe das melhores tecnologias, como o georreferenciamento, e estatísticas da atividade policial, permitindo o acompanhamento de casos e a previsão de ações com maior precisão e assertividade. Permite o acesso e acompanhamento dos dados em tempo real, atualizados diariamente. A ação segue a diretriz de explorar ao máximo o uso da tecnologia na elaboração de estratégias no combate à criminalidade.

POD