O que é o POD?
Programa de Oportunidades e Direitos
O POD é executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e, a partir de práticas de prevenção, atende a população de 14 a 24 anos que vive em territórios de vulnerabilidade social e com altos índices de violência.
O atendimento acontece por meio dos Centros da Juventude, que estão localizados nos bairros porto-alegrenses Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, e as cidades de Alvorada e Viamão.
Nos CJ, o público tem acesso a atividades educacionais como cursos profissionalizantes e de idiomas, além de reforço escolar. Os jovens também têm a possibilidade de serem encaminhados para o mercado de trabalho, participarem de eventos culturais e esportivos e receberem acompanhamento psicossocial para eles e suas famílias. Os centros são pensados para serem como uma segunda casa de quem os frequenta, promovendo acolhimento e autonomia para a juventude.
O programa passou a existir em 2014, quando foi assinado contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em 2015, começou a ser implementado e, em 2016, foram iniciados os atendimentos nos Centros da Juventude. Desde 2022, após término do recurso do BID, o programa é financiado pelo Tesouro do Estado.