Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Formatura em drive-in entrega 250 certificados para jovens do POD na Cruzeiro

Publicação:

Pessoas com máscara olhando para frente.
8ª Formatura do CJ Cruzeiro - Foto: Maurício Tonetto
Por Ascom

O Centro da Juventude (CJ) Cruzeiro entregou, entre os dias 14, 15 e 16 de setembro, 250 certificados de cursos profissionalizantes para jovens do Programa de Oportunidades e Direitos que frequentam o local e fazem parte do POD. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o CJ segue funcionando por meio de cursos EAD e atividades presenciais restritas.

Para evitar aglomerações e seguir os protocolos de higiene e prevenção à Covid-19, a formatura foi no formato drive-in. Os jovens foram até o CJ em dias e horários agendados. As limitações, entretanto, não frearam o entusiasmo dos formandos, que utilizam os cursos para abrir portas no mercado de trabalho e iniciar pequenos negócios em seus territórios.

Jovens do Centro da Juventude Cruzeiro recebem certificado do secretário Mauro
Jovens do Centro da Juventude Cruzeiro recebem certificado do secretário Mauro - Foto: Maurício Tonetto

"Todos esses jovens são uma prova de que o POD é um projeto de insistência social. A gente precisa resgatar vidas. Não importa quantas, cada vida que salvamos é uma nova oportunidade para o mundo. Esse é o papel que os CJs cumprem muito bem”, afirma o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Mauro Hauschild.

Os 250 certificados foram para os seguintes cursos profissionalizantes: barbearia, cabeleireiro, departamento pessoal, embelezamento, fotografia, informática básica, manutenção de computadores, conserto de aparelhos eletrônicos, gastronomia e manicure.

"Estamos descobrindo a força desses jovens. É um momento em que eles poderiam desistir, mas estão aqui, estudaram e seguem lutando. Nossas equipes também estão de parabéns. Quantos puxões de orelha e ligações para pais e mães para saber o que está acontecendo”, ressalta Ivonete Pereira, dirigente da Central Única das Favelas (CUFA) no Rio Grande do Sul, que faz a gestão do CJ Cruzeiro.

POD