Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Coordenadores dos Centros da Juventude participam de oficina promovida pelo BID

Publicação:

curso
Curso foi apresentado aos coordenadores dos Centros da Juventude em dois dias

Os coordenadores dos seis Centros da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos participaram de um curso muito importante esta semana. Durante dois dias, ficaram imersos em uma atividade de uma das mais importantes mentorias na abordagem com a juventude do mundo: a Engage2Empower, dos Estados Unidos. Promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e facilitado por TJ Jordan e Jorge Rodriguez, da Engage2Empower, o Curso "Empoderamento de Jovens em Centros para a Juventude no Brasil" compartilhou boas práticas de abordagem para trabalhar prevenção de violência com jovens. O curso foi ministrado em inglês e contou com tradução simultânea em português. Também participaram a Coordenadora do Escritório de Projetos Gabriela Lorenzet, a psicóloga da FASE Dina Soares e o delegado Paulo Rocha. 

Confira o relato de alguns coordenadores sobre o curso:

Pablo Geovani dos Santos (Coordenador Eixo Profissional do CJ Restinga)
"A formação nestes dois dias de curso deixa claro o movimento global como deve ser feito o enfrentamento à violência juvenil. Como devem ser abordadas as questões de vulnerabilidade em cada local. Temos que ter um olhar ampliado pro indivíduo com uma abordagem mais humana. Outro ponto importante foi a criação de vínculos através do sentimento. Quando o jovem reconhece esse movimento horizontal com o educador, ele confia mais no nosso trabalho. Foi um curso excelente, principalmente a dinâmica apresentada que vai ajudar muito no nosso dia a dia. É bom reconhecer em outros profissionais o mesmo engajamento no entendimento do trabalho com a juventude"

Pamela Peixoto (Coordenadora Socioafirmativo do CJ Alvorada)
"O curso foi incrível. Foram dois dias muito ricos. Foi maravilhoso ouvir as técnicas apresentadas e utilizadas pelos ministrantes do curso em outros lugares. Como psicóloga, fiquei muito feliz em identificar aspectos da minha área na abordagem que eles fazem com os jovens. Foi muito gratificante participar do curso e vou poder utilizar os ensinamentos com a nossa equipe sobre o vínculo, sobre não julgar e mais uma série de coisas que aprendemos. Quando se é jovem, é natural gostar de se sentir em um grupo. Por isso é tão importante formar este grupo nos Centros da Juventude. Que ele saia das ruas e se sinta como pertencente deste grupo."

POD