Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

CJ Lomba do Pinheiro auxilia na inscrição para o EJA

Publicação:

eja
Educadores auxiliam os interessados em se inscrever no EJA 2021

O Centro da Juventude Lomba do Pinheiro está auxiliando os jovens interessados na inscrição do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2021, que tem vagas abertas somente de maneira online. Uma força-tarefa de educadores do CJ foi montada para atender as pessoas a tirar todas as dúvidas e realizar a inscrição. Para isso basta agendar um horário até o próximo dia 23 de julho com a equipe técnica pelo Whatsapp nos números (51) 98524-0216 ou (51) 99112-6036. Os educadores realizarão entrevistas individuais, identificando as principais demandas e fazendo a interlocução com as escolas.

Na pandemia, há muita dificuldade no acesso e na interlocução com as escolas. Há também o problema do deslocamento em busca das informações, que se tornou mais complicado em razão das restrições do transporte público. "A pandemia faz com que o pessoal tenha toda sorte de dificuldade, como recursos tecnológicos para acessar a internet, manejo da informação, de como preencher o formulário, como é que envia, entre outras coisas. Identificamos o problema de cada um e orientamos sobre o processo de inscrição", conta a coordenadora do CJ Lomba do Pinheiro, Paula Moura.

Os atendimentos individualizados ajudam também a identificar outras demandas dos jovens, as causas de não estar na escola, as dificuldades em se manter interessado nos estudos. Dessa forma, monta-se um plano para dar conta dessa defasagem de aprendizagem. A ação serve também para atingir as metas de elevação dos índices de escolaridade e de frequência previstas no plano de trabalho do CJ. "Não pensar só na obrigatoriedade de estar na escola e de estudar, e sim na perspectiva que isso dá, aumentando o nível de escolaridade, para o futuro deles, no acesso ao mundo do trabalho, que está cada dia mais difícil, especialmente para os jovens de periferia", afirma Paula.

Mais sobre o EJA
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. A EJA é ofertada tanto no ensino presencial, como à distância (EAD), com o objetivo principal de democratizar o ensino da rede pública no Brasil. Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo. Hoje, é o programa é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio.

POD