Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Social do POD mobiliza os seis Centros da Juventude em transmissão emocionante pela TVE

Publicação:

WhatsApp Image 2021 10 16 at 16 04 26
Programa teve a participação de jovens dos seis CJs

Foram duas horas de muita informação, emoção, cultura e divulgação do grande trabalho que o Programa de Oportunidades e Direitos faz por intermédio da produção dos seus seis Centros da Juventude. Assim foi ao ar na tarde deste sábado (16), com o tema "Travessias - Percursos das Juventudes", mais uma edição da Social do POD. O evento foi em formato de um programa de televisão com transmissão pela TVE e também pelas redes sociais.

Os seis Centros da Juventude (CJs) do POD - Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Cruzeiro, Restinga, Viamão e Alvorada - com o apoio da Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, produziram vídeos especiais com suas atividades para a transmissão.

O programa teve a participação do governador Eduardo Leite e do secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild. No estúdio, o músico e consultor de Articulação e Mobilização Comunitária do POD, Rafa Rafuagi, e a coordenadora do Escritório de Projetos, Gabriela Lorenzet, conduziram as apresentações que teve a participação de um jovem de cada CJ.

No estúdio e ao vivo, houve apresentações de músicos ligados às comunidades, como é o caso do compositor, percussionista, poeta, cineasta, ator e performer Dona Conceição, de Alvorada, e do próprio Rafa Rafuagi. A produção do evento tomou todos os cuidados sanitários durante as gravações, lembrando que este ano foi feito em forma de programa de televisão reduzindo o número de pessoas, justamente para evitar as aglomerações, que normalmente aconteciam em outras edições.

Durante o programa também foi exibido o clipe de uma música produzida pelos alunos do POD no ano passado para conscientizar as comunidades onde vivem sobre a importância da prevenção à Covid-19. As gravações ocorreram no Centro da Juventude (CJ) da Lomba do Pinheiro, um dos bairros de maior incidência da doença em Porto Alegre.

Rafuagi orientou os jovens, que ocuparam o estúdio do CJ individualmente, para evitar aglomerações. O rap foi escrito e composto pelos próprios jovens dos CJs. Nos Centros, eles têm oficinas de poesia e música, entre outras atividades profissionalizantes, onde são estimulados a utilizar a arte para disseminar mensagens positivas e de conscientização.

POD