Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

SJCDH alinha a execução de projetos com coordenações dos Centros da Juventude

Publicação:

Coordenações e secretaria tratam das demandas dos Centros da Juventude deste início de ano
Coordenações e secretaria tratam das demandas dos Centros da Juventude deste início de ano

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Mateus Wesp, reuniu-se com os coordenadores dos seis Centros da Juventude (CJ), nesta terça-feira (07), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). O encontro serviu para alinhar os projetos sociais executados pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD) durante a nova gestão.

Na reunião, Mateus Wesp destacou que visa a fomentar uma rede de políticas públicas para toda a juventude gaúcha, pavimentando uma cultura estadual de prevenção às violações dos direitos humanos, atendendo principalmente às populações vulnerabilizadas no Estado. O secretário também ressaltou que a pasta está organizando o orçamento para realizar os investimentos necessários com o fim de melhor atender às demandas das políticas públicas para os jovens.

"Nas políticas públicas voltadas à juventude, a Secretaria planeja replicar o modelo dos Centros da Juventude para a realidade dos municípios do interior do Estado, porque é um projeto que cumpre o papel de oferecer futuros de autonomia e cidadania nas áreas em que os CJ atuam", pontua Wesp. "Estamos construindo uma rede de políticas públicas com o objetivo de criar uma cultura de acesso aos direitos humanos de forma preventiva”, acrescenta.

Durante o encontro, os coordenadores tiveram a oportunidade de relatar como os seis Centros da Juventude têm atendido às demandas dos jovens, segundo a complexidade de cada região. Além disso, puderam explicar como os projetos executados nos CJs reduzem a exposição à violência e, deste modo, favorecem que a juventude gaúcha expresse suas potencialidades através da capacitação acadêmica e profissional, da permanência nas escolas e de iniciativas voltadas ao empreendedorismo.

POD