Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

QUALIFICAÇÃO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

Uma nova oportunidade, um novo horizonte

Jovem na biblioteca do CASE Novo Hamburgo
Biblioteca do CASE Novo Hamburgo - Foto: Divulgação POD

O POD também atua na socioeducação, com atenção aos jovens, após o cumprimento de medida socioeducativa.

Entre as ações do POD Socioeducativo estão: oferecer capacitações e profissionalização por meio de oficinas com entidades parceiras e atendimento psicossocial para o jovem e para sua família.

Além disso, o programa investiu na modernização do sistema socioeducativo com a construção de 3 (três) novos Centros de Atendimento Socioeducativos - CASE, nos padrões do SINASE, adequados a melhor atenção aos jovens em medida socioeducativa e completando o processo de regionalização do atendimento com as unidades de Viamão, Osório e Santa Cruz do Sul. Essas três unidades, junto com a ampliação do CASE Novo Hamburgo – já entregue – criam 240 novas vagas no sistema.

Foi implantado o sistema de videomonitoramento em todas as unidades, que já permitiu uma redução de 20% nas ocorrências internas. A revista humanizada, também em todas as unidades, está aproximando as famílias dos jovens o que melhora a qualidade do cumprimento da medida socioeducativa e dá melhores condições de ressocialização.

Ainda neste eixo, a capacitação dos servidores da FASE com um plano continuado de formação e a modernização administrativa da instituição com a implantação de um sistema integrado de gestão e um planejamento estratégico garantirão um profundo aperfeiçoamento do sistema sócio educativo com a consequente queda na taxa de reincidência.

Justiça Restaurativa

O projeto Escola + Paz foi criado para complementar o atendimento aos jovens nos territórios do Programa de Oportunidades e Direitos, a partir da resolução de conflitos por meio de círculos restaurativos. A iniciativa busca, junto com as CIPAVEs e em parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS, trabalhar o círculos de paz e a justiça restaurativa dentro das escolas, que são o ponto central para a transformação cultural que irá se irradiar para toda a comunidade. A iniciativa, inovadora e uma das pioneiras no Brasil, traz a expertise da Escola Superior da Magistratura e a metodologia dos Círculos em Movimento, criado pela professora e pesquisadora Kay Pranis, uma das maiores referências mundiais neste tema.

 

Estão sendo treinados  1.200 facilitadores que irão implantar e trabalhar na criação de núcleos de justiça restaurativa nas escolas dos territórios POD para a promoção de uma cultura de paz e a solução de conflitos escolares com diálogo. O objetivo é que esta metodologia, fortaleça as CIPAVEs com o conhecimento e a experiência necessários para lidar até com as características mais complexas de cada território. Nestes espaços, os processos circulares, que são uma prática de diálogo que busca a solução de conflitos de forma não violenta, são importantes para atingirmos os objetivos do POD. 

 

Quer conhecer o projeto? Acessar o conteúdo das formações? Acesse o site do Escola + Paz.

 

POD