Projeto Mãos Solidárias é destaque no Siepex

WhatsApp Image 2021 11 26 at 14 38 09
Consultor Ederson Ferreira defendeu o projeto no Siepex

O projeto “Mãos Solidárias – Fase I: Produção de Sabão em Líquido como Recursos no Combate a COVID-19 no RS” desenvolvido no Programa de Oportunidades e Direitos - POD/RS foi defendido na banca durante 10° Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs – Siepex nesta sexta-feira (26). Desde 2011, o Salão de Iniciação Científica está sendo realizado no âmbito do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex). Ele é um espaço aberto para a divulgação dos projetos de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica e Inovação, de Extensão e de Ensino desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação, sendo todos os trabalhos avaliados por uma banca examinadora.

Com mais de 400 projetos para serem apresentados no evento, o Siepex tem como tema “Conexão Ciência”, a 10ª edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex) da Uergs ocorrerá de 18 a 30 de novembro de 2021, em ambientes virtuais. A programação traz inovações para adaptar-se ao formato remoto de realização das apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas, além de eventos paralelos e atividades artísticas e culturais.

O projeto de extensão “Mãos Solidárias – Fase I” foi desenvolvido com jovens do Programa de Oportunidades e Direitos – POD/RS, vinculado à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do RS (SJSPS/RS). A proposta do projeto foi auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social no combate à COVID-19, por intermédio da fabricação e distribuição de sabão líquido. "Foi muito gratificante ver a atuação dos jovens como protagonistas de uma política pública de combate à pandemia", diz o consultor do Programa de Oportunidades e Direitos, Ederson Ferreira, um dos autores do projeto de extensão aprovado pela UERGS, ao lado de Joyce Silveira, Adriana Abreu e Lúcia Ries.

Além dos já tradicionais destaques nos trabalhos apresentados durante o Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex), a Comissão Organizadora anunciou, na última quinta-feira (18), mais uma novidade da 10ª edição do evento: a premiação do vídeo com mais curtidas e a do com mais comentários entre os trabalhos nas modalidade de resumos expandidos e posteres-casts.

A proposta é trazer mais visibilidade às produções acadêmicas para além da Universidade, que é um dos objetivos desta edição do Salão. Os vídeos dos trabalhos foram publicados no canal da Uergs no Youtube e cada autor ficará responsável por fazer a divulgação do seu vídeo.

Serão contabilizadas as curtidas e comentários recebidos até as 12h do dia 28 de novembro e os vencedores serão conhecidos no dia 30, na Cerimônia de Encerramento do 10º Siepex.
Link do vídeo do projeto - https://www.youtube.com/watch?v=2N3A68ISrbs