Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

#PODPelaVida faz blitz por higiene e cuidados na Lomba do Pinheiro

Publicação:

Campanha #PodPelaVida entrega kits de limpeza na Lomba do Pinheiro
Campanha #PodPelaVida entrega kits de limpeza na Lomba do Pinheiro - Foto: Maurício Tonetto
Por Maurício Tonetto - Secom
Comunidade da Lomba do Pinheiro recebe kits de limpeza
Comunidade da Lomba do Pinheiro recebe kits de limpeza - Foto: Maurício Tonetto


Jovens que participam do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, entregaram para a comunidade na tarde desta quarta-feira (10) dezenas de kits de materiais de higiene. Eles foram doados pelo Carboni Supermercados para o reforço na proteção contra a Covid-19. Com o recente aumento do número de internações em UTIs da Capital devido à doença, ações como essa, que integram a campanha #PODPelaVida, são importantes para manter a mobilização pelas etiquetas de higiene.

Equipe da secretaria no bairro Lomba do Pinheiro
PODPELAVIDA na Lomba do Pinheiro - Foto: Mauricio Tonetto

– Estamos com a campanha há quase dois meses e as atividades evoluem conforme as necessidades. O nosso princípio é a solidariedade, e para isso contamos com um grande engajamento das comunidades – afirma o diretor do Departamento de Políticas para a Juventude da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do Estado, Álvaro Lottermann.

Membros da SJCD falam para a comunidade
"O nosso princípio é a solidariedade, e para isso contamos com um grande engajamento das comunidades" - Foto: Mauricio Tonetto
Máscaras são distribuídas para a comunidade da Lomba do Pinheiro
Máscaras são distribuídas para a comunidade da Lomba do Pinheiro - Foto: Mauricio Tonetto

O POD é mantido pela SJCDH em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e seis regiões de grande vulnerabilidade na Região Metropolitana: Viamão, Alvorada, Rubem Berta, Restinga, Cruzeiro e Lomba do Pinheiro. As máscaras doadas nesta quarta-feira pelo Centro da Juventude (CJ) da Lomba do Pinheiro foram confeccionadas em parceria com o Coletivo A Teia.

– À medida que as dificuldades são intensificadas por causa da pandemia, os CJs precisam ir mais a fundo nas comunidades. As periferias são as áreas mais afetadas, e estamos empenhados em trabalhar para que os impactos sejam menores – salienta o rapper Rafael Rafuagi, consultor do POD nos CJs.

Rafa Rafuagi fala na comunidade da Lomba do Pinheiro
"Estamos empenhados em trabalhar para que os impactos [nas periferias] sejam menores" - Foto: Maurício Tonetto

Nas ruas da Lomba do Pinheiro, os jovens do Centro da Juventude do bairro foram até estabelecimentos comerciais, paradas de ônibus e abordaram pessoas que transitavam sem máscaras. Na sede do CJ, moradores previamente cadastrados retiraram kits de higiene e levaram para suas casas.

– Essa doação de hoje veio depois de uma ação realizada há alguns dias no bairro. Agradecemos o empenho de todos que nos ajudam nesse momento delicado. Quem ganha é quem realmente mais precisa – diz a coordenadora do CJ Lomba do Pinheiro, Paula Moura.

As ações do #PODPelaVida seguem por tempo indeterminado nas seis regiões atendidas pelo Programa.

POD