Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Parceria com Sebrae garante para jovens do POD cursos e oficinas de empreendedorismo

Publicação:

Reunião virtual com várias autoridades
Reunião virtual da SJCD, Sebrae e demais entidades envolvidas nesse projeto
Por Ascom

Os jovens dos seis Centros da Juventude (CJs) do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) receberão cursos de empreendedorismo devido a uma parceria entre o Sebrae/RS, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Na quarta-feira (21), as entidades assinaram o convênio, que implementará ações de desenvolvimento de competências empreendedoras por meio de cursos e oficinas não só nos CJs, mas também nos 13 Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) da Fase.

Na Fase, até o fim de 2021, os jovens serão capacitados nas Oficinas Jovem Empreendedor no Campo e Crescendo e Empreendendo. As unidades de Uruguaiana e Santo Ângelo já possuem iniciativas de capacitação do jovem neste ano. O projeto também será focado no desenvolvimento da capacitação de professores das escolas estaduais inseridas nos CASEs e de trabalhadores públicos (presencial e/ou via EAD), visando a execução de oficinas com os jovens atendidos pelas unidades.

"Seremos agentes de transformação da realidade desses jovens. Ter o Sebrae como parceiro é realmente estar ao lado de quem faz a diferença. A realidade social muda com a educação. Quando alguém é excluído por preconceito, o problema social e econômico é agravado. Na medida em que a gente educa, formamos, despertamos criatividade, geramos oportunidades e abrimos espaço para aquilo que o Sebrae faz de melhor”, afirma o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild.

O convênio vigora até dezembro de 2021. No início, serão beneficiados 477 jovens da FASE e 60 alunos do POD.

"Nossa expectativa é tornar a capacitação destes jovens empreendedores uma rotina dentro das unidades, como algo contínuo e sistemático, considerando as características de cada uma delas", diz o presidente da Fase, Farelo Almeida.

Até dezembro de 2020, duas Jornadas Empreendedoras serão desenvolvidas no POD. Elas serão compostas por seis oficinas nas temáticas do Empreendedorismo, Competências para o Futuro, Comunicação e Relações Humanas. Estas serão turmas-piloto para que a iniciativa seja replicada para mais jovens do programa até o final do convênio.

Participaram da assinatura o Diretor-Superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, o Diretor de Administração e Finanças, Marco Aurélio Paradeda, a Gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaina Zago de Medeiros, o Chefe de Gabinete da Diretoria Técnica do Sebrae Nacional, Alexandro Machado, o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Mauro Luciano Hauschild, o Presidente da Fase, Farelo Almeida e outras autoridades.

“Quem educa, liberta. Por isso o termo de cooperação vai capacitar não só os jovens, mas também professores e trabalhadores que estarão envolvidos com a iniciativa. Esse aforismo se adequa ao convênio porque estamos tratando sobretudo com jovens de vulnerabilidade social, em situações desfavoráveis. A nossa missão é mostrar que nada é impossível e que o possível é uma construção”, ressalta André Vanoni de Godoy, diretor superintendente do Sebrae/RS.

POD