Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Mais 159 jovens do Centro da Juventude Lomba do Pinheiro concluem a formação profissional

Publicação:

Foram entregues 188 certificados a 159 jovens do CJ Lomba do Pinheiro
Foram entregues 188 certificados a 159 jovens do CJ Lomba do Pinheiro - Foto: Maurício Tonetto / SJCDH

As turmas do Centro da Juventude Lomba do Pinheiro encerraram a semana com festa nesta sexta-feira, 7. Na formatura de 12 dos cursos de qualificação profissional e também do Ensino de Jovens e Adultos, 159 jovens receberam os seus certificados. A formação é oferecida pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD), vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Quando chegavam ao CJ, os convidados se deparavam com formandos ansiosos, ainda ensaiando as apresentações, alguns cobertos de glitter. Entre eles, Sabrina da Silva Fetter, de 18 anos. Como ela mesma se perguntou, “quem diria que a menina tímida do ano retrasado estaria ali pronta para dançar, desfilar e receber o diploma?”.

Sabrina começou a trabalhar e a realizar seus sonhos graças à qualificação que fez no CJ Lomba do Pinheiro
Sabrina começou a trabalhar e a realizar seus sonhos graças à qualificação que fez no CJ Lomba do Pinheiro - Foto: Melina Fernandes / Divulgação POD

A jovem, que foi contratada no Hospital de Alvorada, concluiu o curso de Culinária. “Sou outra pessoa. As atividades me ajudaram em muita coisa, seja na vida pessoal ou profissional. Sou mais feliz, segura. Passei a ver que eu posso tudo o que eu quiser”, contou Sabrina.

Essa mudança de perspectiva foi destacada pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini. Ao abrir a formatura, ele falou sobre a importância do POD para a emancipação dos jovens.

Secretário Paladini entregou os certificados aos formandos de 12 cursos de qualificação e aprendizagem e do EJA
Secretário Paladini entregou os certificados aos formandos de 12 cursos de qualificação e aprendizagem e do EJA - Foto: Maurício Tonetto / SJCDH
“É importante esse processo de qualificação, de emancipação, de oportunidade também política. Num momento tão difícil do nosso país e do nosso estado, espaços como estes devem ser valorizados. Ficamos muito felizes de ver que vocês estão aqui, que enfrentaram as dificuldades que o mundo, que a sociedade impõem, e concluíram um curso. Vocês são bravos guerreiros e nos orgulham!”, ressaltou.

Na mesma linha, o diretor Pedagógico do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), Everton Silveira lembrou que um dos princípios do POD é promover o protagonismo juvenil para que eles executem as mudanças que sociedade precisa. “A gente fica orgulhoso de ver vocês superando barreiras e nos mostrando que são protagonistas do futuro, seja o futuro de vocês, da comunidade, do estado. Conseguimos tornar essa ideia realidade e temos que propagar isso. Vocês jovens são fantásticos!”, concluiu o representante da instituição parceira do Estado na gestão do CJ.

Luidy exibe o diploma de Inglês orgulhoso ao lado da professora Mariana Sosnowski
Luidy exibe o diploma de Inglês orgulhoso ao lado da professora Mariana Sosnowski - Foto: Melina Fernandes / Divulgação POD
Protagonismo que o Luidy Micael dos Passos, de 18 anos, assumiu entre os funcionários de uma empresa de pinturas. As experiências proporcionadas pelo Centro da Juventude fizeram com que ele fosse convidado a dar uma palestra sobre o mundo do trabalho para os colegas do pai. Está com duas entrevistas de emprego marcadas e é jovem multiplicador do Programa. “O CJ me abriu muitas oportunidades e expandiu minha mente. Participo de debates e de espaços que eu não sabia que podia e que tinha o direito de participar. E agora a gente planeja ações de divulgação, eventos, mobilização e trazendo mais jovens pra cá”, explicou.

Esta é a quinta turma do CJ Lomba do Pinheiro que conclui o percurso socioprofissional. Foram entregues os certificados dos cursos de Inglês (iniciante, básico e intermediário), de Culinária Brasileira e Pizzaiolo, de  Esmaltação, Dreads e Trançados, Informática para o Mercado de Trabalho, Customização, Moda & Design, Noções Administrativas e Secretariado, qualificação profissional “Manutenção de Computadores”, Formação de Oficineiros em Recreação e Lazer, Fotografia e de Produção Audiovisual, e do Programa de Aprendizagem Profissional nas áreas de Assistente Administrativo, Help Desk e Gastronomia. Também receberam os diplomas de conclusão do Ensino Fundamental e Médio aqueles que concluíram a modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Jader e Maria Vitória foram os oradores da turma e emocionaram os convidados
Jader e Maria Vitória foram os oradores da turma e emocionaram os convidados
Um dos momentos mais emocionantes da festa foi o dos discursos dos jovens oradores Maria Vitória Ferreira Rodrigues e Jader Alberto Machado Prates. Ela agradeceu os educadores e às equipes do CJ e do POD e contou como o Programa contribui para o futuro dos jovens. “Aqui tivemos que assumir nossas responsabilidades. Aprendemos a admirar e respeitar os outros, a buscar sempre o melhor e nos tornamos quem somos”, afirmou. Jader, o JP, aconselhou os jovens a perseverarem, a se espelharem nos educadores e a resistirem quando as coisas ficam difíceis. “Eu estava sofrendo aí fora. Mas a gente vem pra cá e passa. Foi difícil, quase desisti. E olha onde cheguei. Me formei, trabalho e vou comprar minha casa, meu carro, e vou dar carona pra todo mundo aqui”, brincou.

Para encerrar, apresentações de audiovisuais, slam, danças, música e um desfile. Tudo produzido pelos jovens das oficinas do percurso socioafirmativo. A cerimônia foi aberta aos familiares e amigos dos formandos.

 

O primeiro CJ

O Centro da Juventude Lomba do Pinheiro foi o primeiro a iniciar o atendimento, em abril de 2017. Com a turma desta sexta, já formou 991 jovens em cursos profissionalizantes e mais de 700 concluíram oficinas de artes, cultura, cidadania, esportes e lazer. O CJ tem 350 jovens participando dos cursos, oficinas e atividades. 

O espaço oferece aprendizagem profissional de Auxiliar Administrativo, Help Desk (Informática) e Gastronomia. Também tem os cursos de Customização, Moda & Design; Audiovisual; Informática para o mercado de trabalho; Embelezamento: manicure, dreads e depilação facial; Formação de Oficineiros: Recreação e Lazer e Percussão; Inglês; Manutenção de computadores; PIZZAIOL@ EMPODERAD@: massas, molhos e queijos vegetais; Teatro; Dança; Violão; Percussão; Poetas da Periferia (Rap e Slam); Esportes: Futsal, Vôlei Academia. E tem também as oficinas Qual é a tua parada?, Desbravando o Mundo e Arte & Resistência.

POD