Jovens Trabalhadores
Os Centros da Juventude também possuem relacionamento com empresas e instituições colaboradoras para encaminhar os jovens ao mundo do trabalho, seja por meio de programas baseados na Lei da Aprendizagem ou por parcerias independentes. Além disso, a FGTAS é uma grande parceira do POD e realiza ações periódicas nos CJs para confecção da carteira de trabalho, cadastro de trabalhadores, busca de vagas e agendamento de entrevistas.
Até o momento, mais de 3.786 jovens que passaram pelo Programa de Oportunidades e Direitos foram contratados com carteira assinada e estão trabalhando. Isso apenas os encaminhados pelos CJs, sem contar os que buscaram oportunidades por conta própria.
Além disso, o Programa, paralelamente aos cursos, incentiva o empreendedorismo. Os jovens recebem orientações sobre como iniciar um negócio próprio, administrar essa atividade e ser bem sucedido sendo o seus próprios chefes. Dezenas já iniciaram suas atividades. Tem jovem que montou uma "barbearia móvel" outros que estão atendendo na própria casa, tem gente vendendo doces e salgados para festas e também para lanchonetes, outros fazendo reparos ou customização em roupas.