Jovens multiplicadores participam de abertura do DUXtec no Tecnopuc
Publicação:

Jovens multiplicadores dos Centro da Juventude (CJ) Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga, Rubem Berta e Viamão participaram, no último sábado (4), do evento de lançamento do DUXtec 2022, no Tecnopuc. A iniciativa é um programa de fomento ao empreendedorismo de impacto socioambiental que beneficia jovens de zonas vulneráveis com formações gratuitas.
Na ocasião, os jovens do POD receberam as boas-vindas oficiais do programa e orientações gerais, seguidas de uma dinâmica que dividiu os participantes em grupos, onde cada um deles deveria propor iniciativas que buscassem colaborar com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A DUXtec olha pra nós com o pensamento de que somos potência e que temos capacidade de elaborar ideias pra uma sociedade mais justa”, afirma Márcio “Kivan” da Cunha, jovem multiplicador do CJ Cruzeiro, que também ressalta a importância de existirem locais para que se debatam ideias. “Essas questões sociais são tão importantes no nosso cotidiano e nem sempre temos espaço pra sermos ouvidos sobre elas. É muito gratificante participar disso tudo”, completa.
Em sua segunda edição, o DUXtec é realizado pela Fundação Gerações em conjunto com o Farol Hub Social do Tecnopuc, e tem como missão preparar jovens para a criação de negócios comprometidos em transformar para melhor as comunidades em que vivem, gerando também lucro e renda. “Podermos proporcionar, por meio dessa parceria entre o POD e o DUXtec, um conhecimento que quebra barreiras, porque são jovens de zonas periféricas tendo acesso a esse grande centro tecnológico. Aqui eles podem despertar e potencializar o interesse por empreender e isso ainda acontece com todo o apoio da equipe do programa”, afirma Juçara Vendrusculo, Coordenadora de Prevenção do Escritório de Projetos - POD/BID da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.
O DUXtec vai beneficiar 200 jovens de três cidades gaúchas – Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria. Até agosto, eles participarão de encontros de formação para ampliar os seus conhecimentos sobre demandas sociais, empreendedorismo, liderança e elaboração de propostas de negócios.