Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Jovens fazem poster lambe-lambe e usam a arte contra a Covid-19

Publicação:

Jovens preparam spray para começar a grafitar
Jovens preparam spray para começar a grafitar - Foto: Maurício Tonetto

Muito difundido entre os jovens atendidos pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD), o grafite mobiliza os Centros da Juventude (CJs) em intervenções que vão além da arte. Em Viamão, eles confeccionaram um mural com criações que serão impressas no formato lambe lambe. Os grafites, que tratam da prevenção ao Covid-19 e à importância de manter os cuidados contra o vírus, serão distribuídos na comunidade onde o CJ está inserido.

Além de Viamão, participam os CJs Alvorada, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta. O poster lambe-lambe é uma das novas linguagens da arte urbana contemporânea, assim como o sticker art. Por ter um custo muito baixo de produção, tem rápida disseminação e está acessível para um universo grande de jovens do POD.

Jovem faz grafite com professores auxiliando no aprendizado
Jovem faz grafite com professores auxiliando no aprendizado - Foto: Maurício Tonetto

"É uma ação da Campanha #PODPelaVida, que visa destacar a expressão cultural produzida pelos jovens diariamente nos Centros da Juventude. É uma maneira de trazer brilho e esperança nesse momento difícil que enfrentamos”, destaca o consultor do POD em Viamão Ederson Ferreira, que coordenou o trabalho.

POD