Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Jovens do POD se destacam em programação do Mês da Consciência Negra na região metropolitana

Publicação:

Jovens do CJ Alvorada criam mostra com personalidades negras internacionais
Jovens do CJ Alvorada criam mostra com personalidades negras internacionais - Foto: Divulgação POD

O Mês da Consciência Negra nos Centros da Juventude está tendo um pouco de tudo: rodas de conversa, exposição, oficinas artísticas e culturais, música, dança, teatro, sessões de cinema e passeios. Nos cursos profissionalizantes, as aulas foram temáticas. E também tem programação fora dos CJs. Nos últimos dias, alguns jovens puderam mostrar para a comunidade o que estão criando e produzindo nas atividades do Programa de Oportunidades e Direitos. Nesta semana, um roteiro pelos pontos de referência da população negra em Porto Alegre é o destaque da programação.

Os jovens do Centro da Juventude Restinga participarão de um tour muito especial na próxima sexta-feira, 30. Eles percorrerão o roteiro Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre, que tem como objetivo informar e ampliar a compreensão sobre a história, o modo de vida e a cultura do povo negro na cidade, e passa por espaços utilizados pelo povo negro desde a época da escravidão até hoje. As informações sobre este passeio estão na Agenda POD. 

Tambores e bonecas Abayomi foram os elementos da cultura afro trabalhados em oficinas no CJ Restinga
Tambores e bonecas Abayomi foram os elementos da cultura afro trabalhados em oficinas no CJ Restinga - Foto: Divulgação POD
esde o início do mês, as turmas do POD na Restinga participaram de diversas ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20. Na IV Feira Afro Saúde, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, teve bate-papo sobre Saúde da População Negra, a exposição fotográfica Beleza Negra, roda de capoeira, empreendedorismo afro comunitário, customização de camisetas, sessão fotográfica, etc. Os jovens  conferiram ainda exposição de artes com esculturas e instalação de máscaras africanas e participaram de rodas de conversa com artistas do território.

Outra ação realizada no CJ Restinga foi a oficina As viagens do tambor e a construção de bonecas Abayomi. A atividade em grupo, realizadas pelos educadores do POD em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, promoveram a sensibilização para a data. Em formato de jogo, teve como tema a percussão, a dança e o canto ao som do tambor e as bonecas feitas pelas mães africanas, de tranças ou nós em retalhos de saias, para acalentar seus filhos durante as viagens a bordo dos navios negreiros. Esses amuletos ficaram conhecidos como Abayomi.

 Aulas temáticas

Danças afro foram destaque na Semana da Consciência Negra no CJ Cruzeiro
Danças, turbantes e tranças afro foram destaque na Semana da Consciência Negra no CJ Cruzeiro - Foto: Divulgação POD
No Centro da Juventude Cruzeiro, os dois cursos profissionalizantes, de Cabeleireiro e Gastronomia, tiveram aulas temáticas nas últimas semanas. Receitas típicas foram apresentadas na mostra de culinária. Turbantes e tranças afro se destacaram na cabeça dos jovens que participaram das ações durante a semana. Ícones negros do esporte mundial também foram tema das atividades, que envolveram as turmas da dança, do teatro e de fotografia.

POD na universidade

Na última sexta-feira, 23, professores e alunos da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID-UFRGS) tiveram uma lição diferente. Foram os jovens das oficinas de Dança e Tamboreiro do Centro da Juventude Alvorada que mostraram e ensinaram a comunidade acadêmica um pouco da história e da cultura do povo negro. A apresentação fez parte da programação das defesas de dissertações de mestrado da instituição.

Também foram os jovens de Alvorada que criaram o Portal da Consciência Negra. Quem foi até o CJ para conferir, pode refletir e se emocionar com as mensagens e referências a personalidades negras. Dandara, Rosa Parks, Elza Soares, Nelson Mandela, Martin Luther King e Barack Obama foram alguns dos nomes que aparecem na exposição que destacou a importância do povo negro na história, na cultura e no desenvolvimento mundial.

Após sessão de cinema, jovens debateram o preconceito racial
Após sessão de cinema, jovens debateram o preconceito racial - Foto: Divulgação POD

Sessões especiais de cinema foram a atração no Centro da Juventude Rubem Berta. O curta metragem O Xadrez das Cores, de Marcos Schiavon, conta a história de uma mulher negra que começa a trabalhar para uma senhora extremamente racista, mas que começa a mudar a partir do jogo de xadrez. O filme teve exibição todos os dias da semana e provocou o debate sobre o tema.

POD