Jovens do POD se destacam em programação do Mês da Consciência Negra na região metropolitana
Publicação:

O Mês da Consciência Negra nos Centros da Juventude está tendo um pouco de tudo: rodas de conversa, exposição, oficinas artísticas e culturais, música, dança, teatro, sessões de cinema e passeios. Nos cursos profissionalizantes, as aulas foram temáticas. E também tem programação fora dos CJs. Nos últimos dias, alguns jovens puderam mostrar para a comunidade o que estão criando e produzindo nas atividades do Programa de Oportunidades e Direitos. Nesta semana, um roteiro pelos pontos de referência da população negra em Porto Alegre é o destaque da programação.
Os jovens do Centro da Juventude Restinga participarão de um tour muito especial na próxima sexta-feira, 30. Eles percorrerão o roteiro Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre, que tem como objetivo informar e ampliar a compreensão sobre a história, o modo de vida e a cultura do povo negro na cidade, e passa por espaços utilizados pelo povo negro desde a época da escravidão até hoje. As informações sobre este passeio estão na Agenda POD.
Outra ação realizada no CJ Restinga foi a oficina As viagens do tambor e a construção de bonecas Abayomi. A atividade em grupo, realizadas pelos educadores do POD em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, promoveram a sensibilização para a data. Em formato de jogo, teve como tema a percussão, a dança e o canto ao som do tambor e as bonecas feitas pelas mães africanas, de tranças ou nós em retalhos de saias, para acalentar seus filhos durante as viagens a bordo dos navios negreiros. Esses amuletos ficaram conhecidos como Abayomi.
Aulas temáticas
POD na universidade
Na última sexta-feira, 23, professores e alunos da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID-UFRGS) tiveram uma lição diferente. Foram os jovens das oficinas de Dança e Tamboreiro do Centro da Juventude Alvorada que mostraram e ensinaram a comunidade acadêmica um pouco da história e da cultura do povo negro. A apresentação fez parte da programação das defesas de dissertações de mestrado da instituição.
Também foram os jovens de Alvorada que criaram o Portal da Consciência Negra. Quem foi até o CJ para conferir, pode refletir e se emocionar com as mensagens e referências a personalidades negras. Dandara, Rosa Parks, Elza Soares, Nelson Mandela, Martin Luther King e Barack Obama foram alguns dos nomes que aparecem na exposição que destacou a importância do povo negro na história, na cultura e no desenvolvimento mundial.

Sessões especiais de cinema foram a atração no Centro da Juventude Rubem Berta. O curta metragem O Xadrez das Cores, de Marcos Schiavon, conta a história de uma mulher negra que começa a trabalhar para uma senhora extremamente racista, mas que começa a mudar a partir do jogo de xadrez. O filme teve exibição todos os dias da semana e provocou o debate sobre o tema.