Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Inscrições para seleção de jovens multiplicadores estão abertas em todos Centros da Juventude

Publicação:

Interessados devem preencher formulário online para se candidatar
Interessados devem preencher formulário online para se candidatar
Por Alessandro Sasso

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) abriu as inscrições para o processo seletivo vagas efetivas e de cadastro reserva de novos jovens multiplicadores em todos os seis Centros da Juventude (CJ) do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). Os interessados têm entre os dias 14 e 24 de março para preencherem o formulário online e efetivarem sua candidatura. 

Os pré-requisitos necessários para se tornar jovem multiplicador são os seguintes: possuir o certificado dos eixos socioafirmativo e socioprofissional do POD e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. 

Jovens que se tornam multiplicadores devem atuar em seus CJ como líderes, tendo o dever de agregar mais participantes para o POD e promover uma cultura de paz nos bairros em que vivem, com um contrato de duração de 12 meses. Além disso, os selecionados recebem uma bolsa-auxílio de R$ 598 e têm seu desempenho em suas atividades avaliado com base em cumprimento de metas. 

O processo seletivo será coordenado por uma comissão nomeada pela SJCDH, a qual terá como membros os servidores do Escritório de Projetos (EP) e do Departamento de Políticas para Criança, Adolescente e Juventude (DPCAJ), e possui as seguintes etapas: 

1° etapa (40 pontos): parecer técnico da equipe dos coordenadores dos CJ, o qual serão considerados assiduidade, relação interpessoal, avaliação de percurso e grau de vulnerabilidade, atribuindo uma nota de 1 a 5 para cada item; 

2ª etapa (20 pontos): prova escrita aplicada pela comissão do processo seletivo; 

3ª etapa (40 pontos): dinâmica de grupo estabelecida e coordenada pela comissão do processo seletivo. 

Os candidatos que não atingirem a nota igual ou superior a 40 pontos serão eliminados do processo seletivo. 

Confira as datas em que cada Centro da Juventude vai realizar as provas e dinâmicas de grupo, sendo possível, exceto no CJ Cruzeiro, os jovens escolherem o turno da manhã ou da tarde para participarem: 

CJ Restinga – 3 de abril, das 10h às 12h ou das 13h30 às 16h;

CJ Lomba do Pinheiro – 4 de abril, das 10h às 12h ou das 13h30 às 16h;

CJ Viamão – 5 de abril, das 10h às 12h ou das 13h30 às 16h;

CJ Alvorada – 10 de abril, das 10h às 12h ou das 13h30 às 16h;

CJ Rubem Berta – 11 de abril, das 10h às 12h ou das 13h30 às 16h;

CJ Cruzeiro – 13 de abril, das 13h30 às 17h.

POD