Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Efetividade policial

Policiamento Comunitário - POD Lomba do Pinheiro
Ação integrada de Policiamento Comunitário na Lomba do Pinheiro - Foto: Divulgação POD

Para promover a cultura da paz, o POD busca a aproximação das forças de segurança da comunidade e a garantia de espaços de convivência mais seguros. A implantação de 6 bases integradas da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal e a aquisição motos, vans e micro-ônibus, com reforço dos efetivos, estão permitindo uma atuação mais efetiva dos agentes, que conversam com os moradores e conseguem identificar as principais demandas das comunidades e também como enfrentar os desafios nesses territórios. Em Viamão, o 18º Batalhão da Brigada Militar já está em nova sede.  

Com a capacitação de policiais para o policiamento comunitário, aproximamos a polícia, os jovens e a sociedade. Já são quase mil policiais treinados atuando nas seis regiões do Programa.

O POD também investiu em tecnologia para a análise de delitos e de registros policiais com georreferenciamento, além da criação de um banco de dados e estatísticas para facilitar o monitoramento dos casos. O resultado é um cenário mais positivo com redução da criminalidade entre jovens da faixa etária atendida pelo programa.

POD