Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Diário Gaúcho destaca oficinas do CJ de Alvorada

Publicação:

ericDGvalendo
Eric oferece aulas online de dança para alunos do CJ
Por Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS / Agencia RBS

Reportagem da edição desta terça-feira (11) do Diário Gaúcho destaca o trabalho do Centro da Juventude de Alvorada, que tem mais de 200 vagas para aprimoramento profissional gratuitas. O jornal utiliza o exemplo da colaboradora do CJ Eric Abreu, 22 anos, que participou de 22 cursos e hoje participa como oficineira nas aulas de dança e embelezamento. Também pontua o trabalho da jovem multiplicadora Kelly Isadora Kissel, 22 anos, que articula uma rede de contatos com outros alunos do CJ.

Segundo a coordenadora do CJ de Alvorada, Rosane Gil, "o maior índice de desemprego é no público jovem. Neste momento delicado da economia, o trabalho é ainda mais importante para ajudá-los a se afastarem da criminalidade e se aproximarem do mercado formal. Nosso interesse é que essas vagas sejam preenchidas o mais brevemente possível."

Confira a reportagem completa clicando aqui.

Mais de 200 jovens de Alvorada, entre 15 e 24 anos, com qualquer nível de escolaridade, podem ter a mesma oportunidade de Eric de participar de cursos gratuitos de qualificação profissional. O CJ, administrado pelo CIEE-RS, tem vagas abertas para as áreas Administrativa, Tecnologia, Vendas, Embelezamento, Empreendedorismo e Artesanato. Além disso, a entidade presta orientação e preparação para o mercado de trabalho e oferece atividades de lazer.

Os CJs são parte do Programa de Oportunidades e Direitos, parceria do governo do Estado por intermédio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O objetivo da ação é atender jovens que vivem em áreas de grande vulnerabilidade e altos índices de criminalidade.

Devido à pandemia, os atendimentos e os cursos são realizados de forma remota. Com seus celulares, os jovens participam das dinâmicas de grupo, assistem aulas e recebem orientações de inserção no mercado de trabalho. Atualmente, são 190 alunos em Alvorada. Conforme a entidade, alguns deles já foram encaminhados para vagas em empresas da região e cerca de 60 alunos são Jovens Multiplicadores, que atuam em suas comunidades, incentivando mais pessoas a participarem das atividades. Eles recebem uma bolsa-auxílio.

POD