Centros da Juventude recebem cestas básicas arrecadadas pelo festival Rap in Cena

Cestas básicas foram retiradas no Ginásio Municipal Edgar Piccioni de Esteio
Cestas básicas foram retiradas no Ginásio Municipal Edgar Piccioni de Esteio - Foto: Adriano Dplay / Ass.Cult.Prod. 7º setor / Divulgação

A Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), e a Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (ACHE) destinaram cerca de 80 cestas básicas para cada Centro de Juventude (CJ) na última semana. A iniciativa é fruto da doação de alimentos ocorrida durante o festival Rap in Cena ocorrido na capital nos dias 15 e 16 de outubro. No festival de música, em torno de 57 toneladas de alimentos foram arrecadados. A ACHE estima que pelo menos 16 mil pessoas serão beneficiadas com a iniciativa.

Através do Programa Hip Hop Alimentação, a entidade realizou, junto a lideranças comunitárias, o cadastramento prévio de 400 pessoas físicas e de 40 entidades de Esteio e da Região Metropolitana de Porto Alegre para a retirada das cestas básicas no Ginásio Municipal Edgar Piccioni de Esteio.

“Os alimentos doados aos CJs auxiliam famílias que ainda sofrem com as consequências da pandemia. Uniram a diversão com o ato de ajudar o próximo. Isso eleva ainda mais o som, a mensagem, a arte e a cultura”, disse a coordenadora do POD, Gabriela Lorenzet.

Segundo o coordenador de autogestão e sustentabilidade da ACHE, todo o alimento que foi arrecadado foi encaminhado por caminhões-baú para o ginásio de Esteio. "A partir disso, as nossas equipes faziam a triagem, a contagem e a montagem das cestas básicas”, explicou.

A coordenadora do CJ Alvorada, Alessandra Noble, ressaltou que a entrega simbolizou um alívio financeiro para os jovens e às suas famílias. “Para os jovens das comunidades do município de Alvorada, que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade social, poder auxiliar essas famílias nessa ação cooperativa é uma grande conquista”, observou.

Para o coordenador do CJ Restinga, Pablo dos Santos, a arrecadação de 80 cestas básicas representa poder contribuir para os jovens do CJ por pelo menos um mês. “A parceria com a ACHE começou em 2020, com o avanço da pandemia de covid-19. No início, houve a arrecadação de 25 a 40 cestas básicas. Agora, 80 cestas básicas realmente vão ser bem significativas", afirmou.

De acordo com Pablo, historicamente, o bairro Restinga é um território de muita vulnerabilidade social e insegurança alimentar. “Os jovens vão sair beneficiados no sentido de oferecer um fôlego para a renda familiar, que em boa parte é baixa e oriunda da reciclagem. Uma cesta básica, custando em torno de R$ 200, significa muito na renda das famílias”, disse.