Alunos trabalham em projeto de robótica no CJ Lomba do Pinheiro
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Os jovens do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos e os do Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro estão participando de um projeto de robótica, fazendo uso de kits educacionais para faixas etárias distintas, abrangendo jovens do 6º ao 9º ano até o Ensino Médio. As aulas práticas contam com três módulos: mecânica, eletrônica e programação lógica para a montagem de protótipos. "A educação é um campo fértil para o uso da tecnologia, tendo em vista a gama de possibilidades que apresenta, tornando a aprendizagem mais dinâmica e motivadora. Dentre os recursos tecnológicos utilizados na educação, destaca-se a Robótica Educacional, que possibilita ao estudante desenvolver habilidades e competências como trabalho de pesquisa, a capacidade crítica, o senso de saber contornar as dificuldades na resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico", comenta o educador Dyozzyfer Garcia.
A metodologia assume duas formas de trabalho: na primeira, o estudante tem à disposição kits de robótica para uso nas aulas práticas orientadas, desenvolvendo noções básicas da robótica. Na segunda, o estudante desenvolve projetos aplicando os conhecimentos adquiridos anteriormente, sendo então necessário ele passar pelos três módulos distintos que compõem as aulas práticas orientadas, para tornar-se apto a desenvolver os projetos.
A programação é feita com a ajuda do software da Modelix. Neste ponto eles já possuem conhecimento suficiente para montarem protótipos. Uma vez concluídas as etapas acima, os estudantes têm total liberdade para escolher em que área irão desenvolver seus projetos, que materiais usar e como fazer. É possível concluir que a metodologia de trabalho empregada possibilita que o estudante desenvolva habilidades e competências, superando o paradigma tradicional de ensino. Com esta metodologia o estudante é ativo e constrói seu conhecimento. " Ao desenvolver um projeto em forma de maquete ou protótipo, ocorre a interação entre o aluno e seus colegas na criação e execução, ensinando-o a respeitar, colaborar, trocar informações, compreender, se organizar e ter disciplina, levando-o à resolução de problemas. O importante é criar condições para discussão, promover abertura para que todos, alunos e professores, participem, apresentando sugestões para os problemas e até mesmo criar problemas a serem solucionados", finaliza Garcia.