Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

UNODC promove evento para realizar balanço de ações sobre segurança cidadã e efetividade policial

Publicação:

17155834 102132 GDO
O evento apresentou um balanço da experiência de monitoramento do uso da força nos territórios onde o POD atua

Na última quarta-feira (15), aconteceu o workshop "Boas Práticas em Integridade do Uso da Força: a experiência do Índice de Compliance da Atividade Policial do Rio Grande do Sul", organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O evento, que contou com a presença de autoridades das áreas da segurança pública e da justiça do Rio Grande do Sul, apresentou um balanço da experiência de monitoramento do uso da força nos territórios onde o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) está presente.

O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, participou da mesa de abertura do evento, em que destacou a necessidade de a segurança pública atuar de modo a promover o diálogo junto à juventude das zonas periféricas. "O jovem precisa muito mais de ajuda do que de repreensão. Então, nós temos um papel a cumprir que é o da conversa, da aproximação, do acolhimento. Quando a polícia se aproxima das lideranças de uma comunidade, não tenho dúvidas de que os resultados são muito mais efetivos em prol de uma sociedade melhor", afirma.

17160132 102154 GDO
Na segunda parte do workshop, a coordenadora do Escritório de Projetos do POD/BID, Gabriela Lorenzet, realizou uma apresentação sobre resultados do programa, dando ênfase ao eixo "segurança cidadã e efetividade policial". Até o momento, foram realizados treinamentos voltados para a atuação comunitária e pacificadora, em parceria com o UNODC, com mais de 1500 policiais militares e civis e guardas municipais. Também foram entregues três bases comunitárias móveis nos territórios dos Centros da Juventude (CJs) Cruzeiro, Restinga e Alvorada, assim como duas bases comunitárias fixas em Viamão e no Rubem Berta, que são preparadas para atender qualquer tipo de ocorrência com a agilidade e eficiência necessária.

Os recursos do POD também permitiram a implantação de um sistema de análise criminológica no Observatório Estadual de Segurança Pública, que está facilitando a visualização das estatísticas de criminalidade em todos os municípios do Estado. O software em questão dispõe de tecnologias como georreferenciamento e estatísticas da atividade policial, permitindo o acompanhamento de casos e a previsão de ações com maior precisão e assertividade. Além disso, permite o acesso e o acompanhamento dos dados em tempo real, cumprindo uma das diretrizes do acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de explorar ao máximo o uso tecnologia na elaboração de estratégias no combate à criminalidade.

Estiveram presentes no evento as autoridades Vanius Cesar Santarosa, secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Eduardo Pazinato, especialista em segurança e compliance e coordenador da Área de Integridade do UNODC no Brasil, Elena Abbati, representante do UNODC no Brasil, Anna Giudice, líder de equipe de Acesso à Justiça e Reforma Policial e Oficial de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal do UNODC em Viena, na Áustria, major Roberto Donato, chefe da 3ª Seção da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul e ponto focal do POD na Secretaria de Segurança Pública e o delegado Antônio Lápis, ponto focal do POD na Secretaria de Segurança Pública.

POD