Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

#PODPelaVida: jovens gravam clipe de rap para mobilizar comunidades contra a Covid-19

Música foi gravada em estúdio do Centro da Juventude (CJ) da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

Publicação:

Jovem com fone e microfone
CJ da Cruzeiro representado pelo Christopher Lemos - Foto: Mauricio Tonetto
Por Maurício Tonetto/Ascom SJCDH

Mais de 20 jovens do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) produziram uma música para conscientizar as comunidades onde vivem sobre a importância da prevenção à Covid-19. As gravações ocorreram na última quinta-feira (30/07) no Centro da Juventude (CJ) da Lomba do Pinheiro, um dos bairros de maior incidência da doença em Porto Alegre. O músico Rafa Rafuagi, consultor do POD, orientou os jovens, que ocuparam o estúdio do CJ individualmente, para evitar aglomerações.

O rap foi escrito e composto pelos próprios jovens dos seis CJs – Rubem Berta, Cruzeiro, Restinga e Lomba do Pinheiro, na Capital, além de Alvorada e Viamão. Nos Centros, eles têm oficinas de poesia e música, entre outras atividades profissionalizantes, onde são estimulados a utilizar a arte para disseminar mensagens positivas e de conscientização.

– Iniciativas como essas são fundamentais porque têm capacidade de se inserir rapidamente nas comunidades. A música é um instrumento de ótimo alcance para levar a preocupação da necessidade dos cuidados com a doença. As redes sociais reforçam o movimento, que está de parabéns – afirma o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Mauro Hauschild.

O rap compõe o tema da campanha #PODPelaVida, que acontece desde abril nas seis comunidades dos CJs. Os jovens já produziram sabão, máscaras, kits de higiene e proteção, e promoveram campanhas de disseminação de informações corretas para combater fake news. A campanha concorre a um prêmio internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como exemplo global de boas práticas.

– A mobilização em prol de um objetivo comum demonstra que ações coletivas têm impacto real nas vidas das pessoas. Trabalhamos para despertar nos jovens, através da linguagem urbana, das musicas rap e funk, trap e boom bap (gêneros de rap), o comprometimento e a solidariedade, para que todos se tornem multiplicadores de paz – ressalta Rafa Rafuagi.

Rafa Rafuagi com fones e microfone
Rafa Rafuagi dirigiu a gravação dos jovens no estúdio do CJ da Lomba do Pinheiro - Foto: Mauricio Tonetto

O lançamento do clipe ocorrerá na segunda semana do mês de agosto no canal do POD no Youtube.

Confira um trecho da letra da música:

Pleno 2020 essa pandemia matou muita gente, levou muitas vidas
Muitas pessoas tendo a compreensão, ajudando o próximo e fazendo a doação
A higiene é a melhor prevenção contra a Covid, use máscara e evite a aglomeração
Quando chegar em casa passe álcool em gel nas mãos e mate esse vírus com sabão
Acredite, mano, nunca pare de crer
O Covid é só uma fase, tudo vai se resolver
Cuidar de si também é cuidar do outro
É nós por nós em prol do nosso povo

Jovem com fones de ouvido e microfone
Jovens do CJ Viamão participam da gravação do Rap da campanha #PodPelaVida - Foto: Mauricio Tonetto

O que é o POD?

O Programa de Oportunidades e Direitos é uma política pública pioneira no Brasil, criada para garantir empregos e qualidade de vida para jovens de regiões vulneráveis. Mais de 7 mil já foram atendidos nos bairros Cruzeiro, Restinga, Rubem Berta e Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, além de Alvorada e Viamão. Ele tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo do Estado.

Cinco prédios novos serão inaugurados em Porto Alegre e Alvorada. É nos CJs que os jovens participam de cursos profissionalizantes, têm aulas, confraternizam e tornam-se multiplicadores de conhecimento e cidadania. A meta do POD é atender anualmente 3,6 mil pessoas entre 15 e 24 anos.

Os investimentos vão além da educação e do mercado de trabalho. O POD trabalha em parceria com a Justiça e promove a reintegração social de jovens que cumprem medida socioeducativa, além de estimular a boa convivência entre a comunidade e a polícia por meio de unidades móveis de segurança e agentes preparados para esse tipo de atendimento.

POD