Na Expointer, painel apresenta os Centros da Juventude e discute adaptação aos contextos rurais
Programa tem como propósito o desenvolvimento cidadão, profissional e o pertencimento comunitário
Publicação:
O painel Inovar é Pertencer: O Potencial das Juventudes que Transformam Territórios na Cidade e no Campo, foi apresentado nesta quarta-feira (3/9) na Arena do Governo, no Pavilhão Internacional da Expointer, em Esteio. Na iniciativa, foram apresentados aprendizados acumulados nos Centros da Juventude (CJs), do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), instalados em centros urbanos, que deram lastro para um debate sobre a adaptação do programa aos contextos rurais.
O programa, que é coordenado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com o Programa RS Seguro, articula governo, universidades, setor privado, sociedade civil e a própria juventude participante. Os Centros da Juventude proporcionam o convívio entre os participantes, promovendo o pertencimento comunitário, e disponibilizam cursos de formação, visando a empregabilidade e a manutenção do vínculo escolar. As seis unidades estão instaladas nos bairros Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, em Porto Alegre, e nas cidades de Viamão e Alvorada.
Políticas transversais para a juventude são fundamentais
Para a assessora do Programa RS Seguro, Giovanna Foppa, é essencial criar políticas transversais que possibilitem à juventude compreender também outras realidades. "Na Expointer, buscamos trazer para o debate o vínculo entre a juventude urbana e a rural, criando espaços de diálogo que ajudam a fortalecer as políticas preventivas", pontuou Giovanna.
Segundo o coordenador geral do POD, Everton de Oliveira, as experiências atuais demonstram a possibilidade de integrar formação cidadã, qualificação profissional e estímulo ao protagonismo juvenil na inovação territorial. "O POD é uma política pública consolidada para as juventudes, e que já atendeu mais de 35 mil jovens, desde 2017", destaca Everton.
Iniciativa conta com jovens com potencial para se tornarem liderança
O programa conta atualmente com 480 Jovens Multiplicadores (JMs), com potencial para se tornarem lideranças locais, valorizados com uma bolsa-auxílio de R$ 828 por mês, por 12 meses. Os JMs promovem as ações dos CJs, fortalecem o convívio e a cultura de paz, e mobilizam outros jovens a fazerem parte do projeto. Desde o início do projeto, mais de 21 mil bolsas já foram pagas.
Para o coordenador do componente de prevenção do POD, Ederson Ferreira, falar dos CJs é falar de cuidado, oportunidades e garantia de direitos. "Quando o Estado investe em políticas públicas com olhar humano e socioambiental, a sociedade inteira ganha, e a juventude encontra apoio para sonhar, força para conquistar e consciência para transformar o mundo ao seu redor”, avalia o coordenador de prevenção.
Texto: William Boessio/Ascom Expointer
Edição: Ascom Expointer