Mural pintado por jovens artistas do POD é entregue no South Summit

06164807 99941 GDO
O trabalho foi desenvolvido por quatro jovens artistas que frequentam as atividades promovidas nos Centros da Juventude

Na manhã desta sexta-feira (06), houve a cerimônia de entrega do trabalho do painel de graffiti na área interna do Muro da Mauá, no South Summit Brasil. O trabalho foi desenvolvido por quatro jovens artistas, coordenadores das atividades promovidas nos Centros da Juventude, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS).

O evento foi aberto pela coordenadora-geral do Escritório de Projetos da SJSPS, Gabriela Lorenzet, que afirmou que “a obra foi pensada e realizada pelos coordenadores, com a ajuda de integrantes do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que, desde 2014, já atingiu cerca de 20 mil jovens nos quatro territórios de Porto Alegre e em Viamão e em Alvorada”.

Segundo Pelige, um dos artistas e idealizador da arte exposta no muro, “a proposta era que cada um tivesse um espaço pra criar livremente, a partir de sua necessidade de expressão: assim, uma das referências foi mostrar aspectos culturais das comunidades atingidas pelo programa, outra foi criar a partir da estética dos graffitis dos centros urbanos, como o nome da South Summit; outra trazer o olhar feminino e autoral da corujinha, da artista Bina; e, por último, uma colagem de fotografias, agregando vário modelos da street art”. A preparação da base para a pintura foi patrocinada pela Sublime Tintas, uma empresa de Canoas.

06164914 99952 GDO
Na ocasião, a secretária adjunta de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Carolina Ramires, afirmou que a arte que estava colorindo aquele muro, “em um evento tão grande como o South Summit, além de trazer traços da periferia para o centro, também é uma quebra de paradigmas, pois, em meio a tantas pessoas do mundo inteiro discutindo tecnologia, inovação e sustentabilidade também se estava promovendo a inclusão social”.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perroni, afirmou que é uma satisfação “saber que, aqui, ao lado das inovações, muitas outras coisas se concretizam, sendo uma delas a inclusão de jovens de áreas esquecidas, que são lembrados através da arte”.

Por sua vez, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, disse que “não só de negócios se trata a South Summit, também de cultura”, quando acabou fazendo uma provocação à coordenadora do POD, “o desafio de que até 2023 o muro esteja todo pintado”.

Por último, quem se manifestou foi a fundadora do South Summit, María Benjumea, que deu os parabéns aos artistas e disse se sentir agradecida por participar do momento, "trabalhando com arte e vendo o talento da cultura popular se agregar ao evento”.

A cerimônia contou ainda com a presença do representante do Depen no RS, Helder Antônio Jacoby.

South Summit

Realizado desde 2012, em Madri, na Espanha, o South Summit é uma plataforma global de inovação e aproximação entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Já movimentou cerca de US$ 8,8 bilhões em investimentos. A edição brasileira tem a correalização do governo do Rio Grande do Sul, South Summit Espanha e IE University, com apoio da prefeitura de Porto Alegre.