Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Jovens dos CJ’s desbravam o mundo da tecnologia em curso gratuito

Publicação:

Jovens mostram o certificado de conclusão do curso de Tecnologia da Informação
Jovens mostram o certificado de conclusão do curso de Tecnologia da Informação - Foto: Reprodução
Por Ascom

A Junior Achievement – instituição mundial sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora – com apoio do Google.org e BID Lab, realizam uma ação que está oportunizando uma experiência de mercado muito importante para alguns jovens dos Centros da Juventude. O projeto Certificado Profissional de Suporte em Tecnologia da Informação (TI) foi criado com a proposta de preparar estudantes para iniciar uma carreira na área de TI em nível inicial e compartilhar conhecimento técnico e desenvolver habilidades socioemocionais.

Não é preciso ter nenhum tipo de treinamento ou experiência profissional anterior. Os únicos requisitos para participar do projeto é que o jovem tenha concluído o ensino médio em escola pública, não estar trabalhando nem estudando e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

Além da disciplina de TI, o curso também trabalha habilidades socioemocionais importantes para entrar e se manter no mercado de trabalho, conhecidas como soft skills. Essas habilidades estão relacionadas com a comunicação, ética, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. O objetivo da Junior Achievement é que para cada 25 concluintes, ao menos dez sejam contratados na área.

Manoel Trajano, um dos jovens selecionados para o curso – com encerramento no dia 22 de dezembro -, tem consciência sobre o quão importante é para aqueles que, muitas vezes, não têm acesso a oportunidades como essa. “Graças ao Centro da Juventude Restinga tive a chance de mudar minha percepção sobre a vida e sobre a importância do espaço que ocupo na nossa sociedade. Foi ali onde minha vontade de seguir uma carreira na área de tecnologia surgiu”, revela Manoel.

Manoel feliz com o seu Certificado Profissional de Suporte em Tecnologia da Informação
Manoel feliz com o seu Certificado Profissional de Suporte em Tecnologia da Informação - Foto: Reprodução


“A experiência está sendo super positiva. Descobri um mundo novo dentro da área de tecnologia e pretendo continuar estudando e me aperfeiçoando nesse segmento tão amplo e magnífico. Algo que gosto bastante – e no futuro quero intercalar com meus estudos de Suporte em TI – é Web Design, pois me dará a liberdade de criar e eu amo trabalhar explorando a minha criatividade”, projeta o jovem.

 Mas se engana quem acha que a tecnologia desperta o interesse apenas dos homens. A Brenda Maria Rodrigues, do CJ Rubem Berta, também participou e aprovou a experiência. “Foi maravilhoso! O curso é super completo. Para quem tem interesse na área é uma grande oportunidade”, exalta Brenda. Além disso, ela acredita que é esse o empurrão que faz com que muitos possam ir mais longe. “Cursos como esse não são vistos facilmente e são nessas oportunidades que o jovem consegue mudar o seu futuro”, conclui.

Brenda gostou muito da experiência no mundo da tecnologia
Brenda gostou muito da experiência no mundo da tecnologia - Foto: Reprodução

 Novas oportunidades para 2021

Devido à pandemia da Covid-19, os jovens receberam um kit para realizar o curso de forma online. Em 2021, será estudada uma nova possibilidade de curso presencial.

Com essa ação, a Junior Achievement espera preencher a grave lacuna de habilidades digitais no País e contribuir com a geração de renda e ascensão social de populações vulneráveis.

Ítalo já pensa em seguir carreira na área de TI
Ítalo já pensa em seguir carreira na área de TI - Foto: Reprodução


O jovem Ítalo Oliveira Guimarães, do bairro Rubem Berta, que atualmente está fazendo o curso, elogia os docentes. Segundo ele, apesar de nunca ter pensado em seguir carreira nessa área, já vê com outros olhos essa possibilidade. “Os professores são bem preparados. O curso, o suporte do pessoal, as aulas... está sendo tudo muito bom. Eu que não me identifiquei 100% inicialmente, achei super interessante. Hoje, espero conseguir um trabalho para, pelo menos, ter uma primeira experiência profissional com tecnologia”, espera Ítalo.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostram que, atualmente, existem 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. Já a procura por profissionais especializados em TI deve chegar a 420 mil até 2024.

 

POD