Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Jovem do Centro da Juventude de Viamão passa em administração na Uergs

Publicação:

Anna fazia parte do CJ desde 2018
Anna fazia parte do CJ desde 2018

No último dia 6 de maio, Anna Julia Frantz recebeu a notícia de que tinha passado em administração na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). A jovem fazia parte do Centro da Juventude (CJ) de Viamão, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), desde 2018 e desenvolveu diversas atividades no local.

Ela participou de diversos cursos e oficinas do CJ de Viamão
Ela participou de diversos cursos e oficinas do CJ de Viamão
Por meio de um amigo, Anna conheceu o CJ em 2018, quando começou a fazer oficinas e cursos de formação e qualificação profissional, como Informática Básica, Auxiliar Administrativo, Direitos Humanos, entre outros. Em 2019, ela se tornou jovem multiplicadora do projeto. Esses multiplicadores têm a missão de sensibilizar outros jovens a promover e praticar a cultura da paz e de não violência no território onde residem. Também mobilizam e participam ativamente de espaços de construção e decisão democrática como fóruns e conselhos, além de atuarem na promoção de ações de artes, cultura, esportes, lazer e ocupação dos espaços públicos da comunidade.

Anna considera que a participação no CJ teve um papel importante na jornada para chegar à universidade. Aos 18 anos, conta que a oportunidade de ter sido jovem multiplicadora foi uma experiência ótima com várias responsabilidades que impactaram positivamente a sua vida. Lembra ainda que a formação recebida no CJ também foi um aspecto que influenciou na escolha pelo curso de administração.

Além de terem disponível todo o suporte para a realização de diversas atividades nos Centros da Juventude, os jovens também contam com o apoio das equipes dos locais. Anna destaca a força recebida do consultor do POD, Éderson Ferreira. “O Éderson foi uma grande inspiração para mim. Ele estuda na Uergs e sempre me incentivou a tentar entrar em uma universidade pública, e a Uergs é a cara do POD. Mesmo quando eu não acreditava em mim, ele acreditava e sempre me apoiava”, disse Anna. Com os projetos do POD em parceria com a Uergs, ela pôde conhecer de perto a universidade.

“Acho que o CJ tem grande importância na vida dos jovens, pois nem todos têm as mesmas oportunidades. E é ótimo ter um lugar de aprendizado, que seja gratuito, muitas vezes podendo tirar os jovens das ruas e incentivar a entrar para o mercado de trabalho. Participar do CJ foi essencial na minha vida, eu fiz novas amizades, desenvolvi novos aprendizados e experiências. Acho que todos deviam ter um Centro da Juventude por perto”, afirma Anna.

Anna também foi jovem multiplicadora no CJ
Anna também foi jovem multiplicadora no CJ
Em relação à escolha do curso, ela relata que sempre teve muita dúvida sobre o que realmente queria fazer, já que tinha interesse em diferentes áreas. Mas, entre todas as opções, a que ela mais se identificava era a área administrativa. “Desde pequena, eu brincava de escritório, sempre gostei muito de mexer em computador. E foi isso que me levou a escolher administração pública. Fiquei muito feliz quando vi meu nome na lista de aprovados da Uergs, foi uma grande conquista para mim e para minha família”, conta Anna.

Apesar das dificuldades enfrentadas, a dedicação nos estudos foi fundamental para alcançar bons resultados. No último ano do ensino médio, em 2020, teve aulas de maneira virtual devido à pandemia, e a adaptação a esse formato não foi fácil no início. Além dos conteúdos que tinha nas aulas da escola, Anna procurou materiais adicionais para complementar os estudos e garantir uma preparação mais completa para o Enem. Com todo o empenho, ela conseguiu uma vaga na Uergs.

“Acho que agora se inicia uma parte bem importante da minha vida, sei que vou ter que me dedicar muito. Já estou me preparando psicologicamente porque sei que não vai ser fácil, e eu estou pronta para enfrentar os desafios que vêm por aí. Vão ser alguns anos estudando, mas sei que isso vai ser muito valorizado no futuro. Sei que vou ter professores, familiares e amigos me apoiando, e isso é muito importante para mim e me dá forças para continuar”, finaliza.

Centros da Juventude

Os Centros da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos foram implantados em seis territórios - Viamão, Alvorada, Cruzeiro, Restinga, Rubem Berta e Lomba do Pinheiro - e oferecem cursos de formação e qualificação profissional, aprendizagem, reforço escolar, atividades de artes, cultura, lazer e esportes que buscam aprimorar talentos. Os jovens com estrutura, bagagem e preparo para o mundo do trabalho têm mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

POD