Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Exposição Ubuntu, de jovens do CJ Rubem Berta, é aberta no CAFF

Publicação:

Exposição Ubuntu Caff
Exposição Ubuntu Caff - Foto: Jonathan Costa Silva
Por Ascom

Uma exposição de fotos no saguão do Centro Administrativo Fernando Ferrari chamou a atenção na manhã desta quinta (26). Intitulada “Ubuntu”, a mostra traz diversas fotos produzidas e modeladas por jovens multiplicadores do Centro da Juventude Rubem Berta. A atividade faz parte da grade de eventos organizada pelo CJ alusiva ao mês da consciência negra.

Exposição Ubuntu Caff
Exposição Ubuntu Caff - Foto: Jonathan Costa Silva



A mostra tem como inspiração a filosofia africana ubuntu. Ela carrega como significado a ideia “Eu sou porque nós somos”, ou seja, ela ensina que só é possível reconhecer a humanidade quando se reconhece a humanidade do outro.

O secretário Mauro Hauschild participou do ato de abertura da exposição. Além dele, diversos servidores da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos também prestigiaram o trabalho dos jovens que integram o Programa de Oportunidades e Direitos, uma parceria entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Exposição Ubuntu Caff
Exposição Ubuntu Caff - Foto: Jonathan Costa Silva

Hauschild aproveitou a ocasião para enfatizar a importância que a arte, em todas as suas formas, possui para a transformação e o desenvolvimento dos jovens. "A intenção de projetos como esse é cada vez mais fortalecer a cultura popular dos jovens que frequentam os Centros da Juventude. Se tratando de um país tão rico e diverso como o Brasil, a cultura não pode ficar de fora do seu aprendizado", concluiu.

POD