Em live do #PODPelaVida, diretora do Procon dá dicas para evitar endividamento durante pandemia

Participantes da live debatem endividamento em época de pandemia
Participantes da live debatem endividamento em época de pandemia - Foto: Reprodução Facebook
Por Ascom

A quarta live da campanha #PODPelaVida, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, debateu finanças pessoais, consumo e endividamento durante a pandemia da Covid-19. A diretora-executiva do Procon-RS, Cristiane Marconato, trouxe dicas e orientações não somente para os jovens que frequentam os seis Centros da Juventude (CJs) do POD, mas para toda a população que neste momento enfrenta, além da crise de saúde, as limitações econômicas impostas pela pandemia.

Veja aqui a live na íntegra!

Também participaram do debate, que ocorreu na última terça-feira (25) na fanpage do POD no Facebook, o presidente do Instituto Promover (IPHAC), Valdinei Valério, o diretor de Políticas para a Juventude do Rio Grande do Sul, Álvaro Lottermann, e a jovem multiplicadora do CJ Rubem Berta Ingrid Vasques da Silva. A mediação foi do consultor do POD e jornalista Mauricio Tonetto. As lives da campanha #PODPelaVida ocorrem sempre nas terças, às 17h.

"Nós procuramos passar orientações e informações não somente aos consumidores, mas também para os fornecedores. Muitas empresas não têm estrutura para obter um conhecimento maior. Estamos empenhados no Procon-RS em não travar o desenvolvimento por causa do endividamento”, afirmou Cristiane Marconato.

O material apresentado pela diretora-executiva do Procon-RS durante a live (que pode ser baixado AQUI) salientou a importância doe traçar, em detalhes, o orçamento financeiro para manter o equilíbrio das contas nas empresas e famílias, administrar imprevistos, direcionar os gastos de maneira positiva e manter sonhos de consumo e investimento ativos.

"Uma das primeiras coisas que falamos aos jovens é consciência no consumo. A dívida não é simplesmente um problema financeiro e numérico, e sim emocional. Nós ainda não estamos muito acostumados ao processo de planejamento. O sonho de ter um telefone novo ou o melhor tênis, se acompanhado de uma falta de consciência de consumo, acaba levando ao endividamento. Trabalhar isso é muito importante para nós”, disse o presidente do IPHAC, Valdinei Valério.

O Instituto Promover trabalha com inclusão laboral juvenil em todo o País através de aprendizagem, estágio e projetos sociais. A organização da sociedade civil sem fins lucrativos colabora com centenas de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica no CJ Rubem Berta. Uma delas é Ingrid Vasques da Silva, que comentou, na live, que pretende abrir sua empresa após a pandemia:

"Com a bolsa de jovem multiplicadora, estou investindo e comprando material para ali na frente poder trabalhar mais. Meu sonho é empreender, ter uma empresa e ser uma confeiteira de mão cheia”.

Para o diretor de Políticas para a Juventude do Rio Grande do Sul, Álvaro Lottermann, o POD existe justamente para transformar em realidade sonhos como o de Ingrid.

“Nosso grande objetivo é dar condições para que os jovens estabeleçam e desenvolvam seus projetos de vida. Isso passa por formação profissional para que eles conquistem vagas no mercado de trabalho. Os jovens são os maiores prejudicados pela falta de empregos, ainda mais na atual fase da pandemia. Precisamos, então, estimulá-los, para que eles criem seus próprios negócios, tenham renda e não adquiram dívidas no começo da vida profissional”, ressaltou Lottermann.

#PODPelaVida

Organizada pelos Centros da Juventude Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Restinga e Cruzeiro, em Porto Alegre, além de Viamão e Alvorada, a campanha #PODPelaVida já produziu kits de proteção, máscaras, sabão, álcool gel e refeições, e também arrecadou doações de alimentos para pessoas necessitadas.

A partir de julho, a segunda fase da campanha passou a centrar esforços na conscientização e na disseminação de informações corretas contra as fake news – as demais ações, entretanto, seguem ocorrendo.

A campanha #PODPelaVida foi selecionada entre 88 projetos de toda a América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como exemplo de boas práticas. São mais de 350 jovens envolvidos diretamente em suas comunidades. Juntamente com a SJCDH, os CJs dão exemplo de como exercer a solidariedade e o respeito à vida, mesmo em condições tão adversas. A campanha seguirá até o fim da pandemia.