Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Dois novos prédios dos Centros da Juventude devem ser entregues até abril

Publicação:

Novos prédios dos Centros da Juventude ampliarão a capacidade de atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade
Novos prédios dos Centros da Juventude ampliarão a capacidade de atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade - Foto: Maycon Grilo

Os coordenadores dos seis Centros da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) visitaram as obras do novo prédio em construção no bairro Rubem Berta nessa sexta-feira (15). Eles foram conferir os espaços para planejar a mudança e a organização da unidade, que atenderá jovens em situação de vulnerabilidade. A vistoria foi acompanhada pelos responsáveis pela obra e a equipe do Escritório de Projetos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Os dois prédios que estão com as obras mais adiantadas são dos CJs Rubem Berta e Lomba do Pinheiro
Os dois prédios que estão com as obras mais adiantadas são dos CJs Rubem Berta e Lomba do Pinheiro - Foto: Maycon Grilo

O CJ Rubem Berta foi o escolhido para a vistoria por ser a obra em estágio mais avançado, junto com a da Lomba do Pinheiro. O fechamento das paredes foi concluído, a cobertura está pronta e agora se iniciou a fase de acabamento. O piso deve ser todo colocado até a próxima semana. Ao mesmo tempo, começam a ser feitas as infraestruturas externas. A previsão é entregar os dois prédios no final de março.

A comitiva reuniu técnicos da secretaria e da empresa responsável pela construção das unidades para que os coordenadores dos Centros da Juventude pudessem visualizar melhor os espaços. A partir da vistoria, eles podem solicitar os últimos ajustes conforme a demanda de cada território. Além disso, com uma melhor noção de cada ambiente, podem planejar o mobiliário e as estratégias de ocupação para que o intervalo entre a conclusão das obras e o início das atividades seja o menor possível.

Coordenadores puderam visualizar os espaços para fazer ajustes e planejar a mudança
Coordenadores puderam visualizar os espaços para fazer ajustes e planejar a mudança - Foto: Maycon Grilo

Para a coordenadora geral do CJ Lomba do Pinheiro, Bruna Rossi Koerich, a nova estrutura deve potencializar e ampliar a atuação do POD nos territórios, pois as atividades podem ser melhor planejadas com um espaço adequado. "Antes tudo foi sendo adaptado conforme a estrutura que tínhamos disponíveis. Agora temos uma estrutura pensada para o Centro da Juventude. Vamos concentrar todas as atividades num mesmo lugar e planejar melhor o que vamos oferecer. É raro uma política pública entregar um prédio dessa imponência, com tudo novinho, pensado para os jovens, ainda mais numa condição de vulnerabilidade. Estamos ansiosos para rechear essas salas de gente, de cursos, oficinas", afirmou.

Futuro melhor

Os novos prédios dos Centros da Juventude Cruzeiro, Restinga e Alvorada estão na fase de fechamento das paredes. A previsão é de que sejam entregues no final de abril. Em Viamão, será reformada uma ala da Escola Ana Jobim para abrigar o CJ.

Coordenadores dos CJs se preparam para a mudança para os novos prédios
Coordenadores dos CJs se preparam para a mudança para os novos prédios - Foto: Maycon Grilo

Em um ano e meio, o POD atendeu mais de seis mil jovens e formou outros 1.500 em cursos profissionalizantes. Mais de mil foram encaminhados a vagas de emprego e dezenas estão empreendendo. A meta anual é atender 3.600. Com os novos prédios, a capacidade de atendimento deve ser ampliada.

POD