Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Contagem regressiva para mais um Social do POD

Publicação:

social
Evento terá a participação dos seis Centros da Juventude

Agora falta pouco para mais uma edição da Social do Programa de Oportunidades e Direitos. Com o tema "Travessias - Percursos das Juventudes", o POD realiza no próximo sábado, dia 16 de outubro, mais uma edição da Social, o evento que reúne trabalhos realizados nos seis Centros da Juventude - Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Cruzeiro, Restinga, Viamão e Alvorada. Esta edição será em formato de um programa de televisão que terá transmissão pela TVE, das 14h às 16h.

Com o apoio da Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, os seis CJs gravaram vídeos especiais com suas atividades para a transmissão. "Será um evento importante para celebrarmos e divulgarmos a vitória pessoal de cada jovem do POD, que está enfrentado este momento delicado da pandemia, e consegue realizar esta travessia em busca de uma vida melhor", afirma o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild.

Direto dos estúdios da TVE, o músico e consultor de Articulação e Mobilização Comunitária do POD, Rafa Rafuagi, irá comandar o programa, que contará com a participação de um jovem de cada CJ. Estão previstas também apresentações ao vivo de músicos ligados às comunidades, como é o caso do compositor, percussionista, poeta, cineasta, ator e performer Dona Conceição, de Alvorada.

A produção do evento tomou todos os cuidados sanitários durante as gravações, lembrando que este ano será feito em forma de programa de televisão reduzindo o número de pessoas, justamente para evitar as aglomerações, que normalmente aconteciam em outras edições. "A temática fala em uma travessia que mira o fim da pandemia e que pode ser alcançada com respeito, com solidariedade e com todos os cuidados que ocorreram com a própria participação do POD em suas comunidades", diz Rafuagi.

Durante o programa também será exibido o clipe de uma música produzida pelos alunos do POD no ano passado ara conscientizar as comunidades onde vivem sobre a importância da prevenção à Covid-19. As gravações ocorreram no Centro da Juventude (CJ) da Lomba do Pinheiro, um dos bairros de maior incidência da doença em Porto Alegre. Rafuagi orientou os jovens, que ocuparam o estúdio do CJ individualmente, para evitar aglomerações. O rap foi escrito e composto pelos próprios jovens dos CJs. Nos Centros, eles têm oficinas de poesia e música, entre outras atividades profissionalizantes, onde são estimulados a utilizar a arte para disseminar mensagens positivas e de conscientização.

POD