Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

CJ Rubem Berta realiza tour cultural no Centro Histórico

Publicação:

Jovens do CJ Rubem Berta iniciaram o passeio pela Igreja Nossa Senhora das Dores
Jovens do CJ Rubem Berta iniciaram o passeio pela Igreja Nossa Senhora das Dores - Foto: Ataídes Miranda?/SJCDH

A turma do Centro da Juventude Rubem Berta está participando nesta quarta-feira, 13, de um passeio cultural e educativo no Centro Histórico de Porto Alegre. Os 35 jovens e 5 educadores visitaram, pela manhã, alguns pontos históricos e culturais. À tarde será focada na integração e lazer, e as atividades continuam na Orla do Guaíba e no Parque Marinha.

No Museu do Exército, jovens conheceram viaturas e equipamentos e conversaram com militares sobre o alistamento
No Museu do Exército, jovens conheceram viaturas e equipamentos e conversaram com militares sobre o alistamento - Foto: Ataídes Miranda?/SJCDH

O dia cultural começou com visita à Igreja Nossa Senhora das Dores, com uma apresentação dos educadores sobre a história, a arquitetura e as pinturas do prédio que passa por uma restauração. Em seguida o grupo conheceu a Casa de Cultura Mário Quintana e depois o Museu do Exército. O roteiro incluiu o Pelourinho e o Museu do Trabalho e uma aula sobre os territórios negros da cidade, e a Usina do Gasômetro, também com explicações sobre a importância, história e como o espaço é utilizado hoje. 

Lauren considera importante jovens ocuparem espaços públicos e culturais
Lauren considera importante jovens ocuparem espaços públicos e culturais - Foto: Ataídes Miranda?/SJCDH

Para a jovem Lauren Machado Ferreira, de 14 anos, um roteiro que dificilmente ela faria sozinha e que a escola não proporcionaria. “É bem interessante. A gente tem que aprender coisas novas, conhecera a história da cidade, das nossas origens. Eu estou adorando!”, disse a jovem que faz o curso de Gastronomia no Centro da Juventude, além das oficinas de Dança, Espanhol e participa das rodas de conversa.

O passeio segue pela Orla do Guaíba, onde os jovens vão refletir sobre a importância dos recursos naturais e dos cuidados com as fontes de água. Depois, seguem para o Parque Marinha, onde realizam uma integração no local com música, jogos e divulgação do Programa de Oportunidades e Direitos para a comunidade.

O jovem multiplicador Daniel disse que ações de integração aproximam colegas e ajudam a construir relações melhores
O jovem multiplicador Daniel disse que ações de integração aproximam colegas e ajudam a construir relações melhores - Foto: Ataídes Miranda?/SJCDH
Para o jovem multiplicador Daniel Flores Martins, de 22 anos, as atividades fora do CJ são importantes para o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo POD. “A gente ganha mais experiência, se diverte, se aperfeiçoa mais, ocupa espaços públicos. E como multiplicador é bom para se integrar mais com os outros jovens, conhecer melhor cada um fora do ambiente do Centro da Juventude”, destacou.

O objetivo dessas atividades é proporcionar aos jovens, momentos de recreação enquanto são desenvolvidos aspectos como convívio social, organização, espírito de equipe, segurança, normas, limites e procedimentos, planejamento, administração de conflitos, administração do tempo, cidadania, respeito ao meio ambiente.

POD