Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Centro da Juventude da Restinga forma 52 jovens em cursos profissionalizantes

Publicação:

A comemoração no CJ Restinga reuniu familiares e amigos dos jovens, além de lideranças comunitárias
A comemoração no CJ Restinga reuniu familiares e amigos dos jovens, além de lideranças comunitárias - Foto: Maurício Tonetto / SJCDH

Uma animada festa na noite de quinta-feira (16/5) marcou a formatura de 52 jovens no Centro da Juventude (CJ) da Restinga, em Porto Alegre. O grupo integra o Programa de Oportunidades de Direitos, o POD, ação governamental gerenciada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e fomentada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A comemoração reuniu familiares e amigos dos jovens, além de lideranças comunitárias. Houve apresentação de slam (batalha de poesias faladas) dos educandos Diego Sena e João Straubichen, e os doces e salgados servidos durante a comemoração foram produzidos com a colaboração dos jovens do curso de culinária saudável. Os registros fotográficos foram feitos por alunos do curso de fotografia.

O CJ Restinga oferece cursos de qualificação profissional em áreas diversas, como informática, assistente administrativo, mundo do trabalho e empreendedorismo juvenil, culinária saudável, cabelos afro, pizzaiolo, panificação, redes e cabeamento estruturado.

Há ainda oficinas de formação cidadã que abordam temáticas como juventude e direitos humanos, saúde, sexualidade e gênero. Entre as atividades de esporte e lazer são oferecidas aulas de ioga e relaxamento, jogos cooperativos e desportivos. O CJ Restinga conta ainda com oficinas de fotografia, Círculos da Paz e grupos temáticos sobre etnia, gênero e sexualidade. O espaço é gerido pela Amurt-Amurtel.

Desde o início das atividades, em novembro de 2017, o CJ Restinga já atendeu mais de 700 jovens: 162 formados em cursos profissionalizantes e 148 em oficinas. Mais de 350 alunos foram encaminhados ao mercado trabalho, sendo que 59 deles foram efetivados. Há diversos alunos dos cursos que já estão empreendendo. Além disso, o CJ acompanha 653 jovens da comunidade em seus Planos de Realização Individual. Nos seis Centros da Juventude do POD, já foram atendidos mais de 7 mil jovens.

 

Cristielle, que recebeu o diploma de culinária saudável, participou da organização da formatura
Cristielle, que recebeu o diploma de culinária saudável, participou da organização da formatura - Foto: Maurício Tonetto /SJCDH
Fazendo a festa

 

O talento para organizar eventos que a jovem Cristielle Lopes revelou nos últimos meses garantiu o sucesso da festa dela e dos outros 51 formandos da quinta turma do CJ Restinga. Juntamente com os colegas da comissão de formatura, ela pensou em tudo: sonorização, iluminação, gelo seco, decoração e alimentação. “Estou muito feliz aqui no CJ porque me sinto valorizada. Sempre que tem uma festa, alguma programação para realizar, os professores me chamam. E eu gosto de planejar e organizar eventos, pensar nos detalhes, e sei que faço isso bem”, contou Cristielle.

Cristielle recebeu o certificado do curso de Empreendedorismo Juvenil na área de culinária saudável. Além do diploma de Cristielle, o secretário Catarina Paladini entregou os certificados aos jovens que concluíram os cursos em cabelos afro, fotografia e assistente administrativo, e para os que frequentaram as oficinas do eixo sócio-afirmativo.

“Quando vocês abrem mão de outras coisas para virem para o CJ se qualificar, aprender, se instrumentalizar, não estão se qualificando apenas para o mercado de trabalho. Isso é se formar para a vida. O que vocês estão fazendo acontecer aqui hoje pode servir de modelo para o Brasil e garantir um futuro melhor para outros jovens. Isso é construir um país melhor, com mais oportunidades, com mais desenvolvimento, mais humano e para todos os brasileiros”, ressaltou Catarina, que destacou o esforço dos jovens para conquistarem seu espaço.

O titular da SJCDH confirmou que o POD está se tornando uma referência nacional na área: “Vamos receber missões dos estados do Espírito Santo e do Paraná que querem conhecer o programa para implantar projetos semelhantes. Hoje recebemos a notícia de que fomos classificados para o Prêmio Innovare, que busca identificar e divulgar práticas que promovam a justiça e os direitos humanos. Somos uma das mais de cinco mil iniciativas do Brasil inteiro inscritas, e conseguimos nos classificar”, comemorou o secretário.

POD